Cultura, Arte e Tecnologia

Os caminhos da mobgrafia. A aposta da Sony.

Quando comecei a me interessar por fotografia feita por celulares, há alguns anos não podia imaginar o salto que as tecnologias dariam nesse segmento e muito menos que a fotografia como arte seria reconhecida (ainda não é totalmente, mas já caminha para isso) mesmo quando feita por um telefone.

Hoje, com diversos prêmios internacionais, workshops, exposições, publicações ao redor do mundo dedicadas a este tema, fotógrafos renomados abraçando essa linguagem, a mobgrafia começa a conquistar um espaço importante.

Isso não muda em nada o fato de que trata-se de fotografia. Ponto.

Em setembro, tomei contato com esta nova tecnologia da Sony, desenvolvida em conjunto com a Zeiss (parceira de longa data nas câmeras convencionais) e que mostra um dos muitos caminhos possíveis para este mercado. O Xperia Z1 com as lentes QX10 e QX100 é extremamente inovador. Será por aí?

Além desta, inúmeras iniciativas de fabricantes de aparelhos, mostram que a mobgrafia veio para ficar. Aparelhos com 41 megapixels, integração total com sistemas DSLR, computadores, enfim, tudo caminha rápido e ainda há muito a ser feito, especialmente na área de desenvolvimento de aplicativos dedicados, onde o iPhone ainda é o maior beneficiado pela infinidade de opções voltadas à filtros, edição, câmeras com recursos mais variados do que a câmera nativa do telefone por exemplo.

Vejo com alegria, um movimento forte feito também para o sistema Android e aos poucos, para o Windows Phone. Em breve, com aplicativos e sistemas dos mais variados oferecidos ao fotógrafo, ao entusiasta e ao usuário que apenas quer tirar uma foto do seu café ou do seu hamburger, a mobgrafia deixará de ser uma linguagem da fotografia para se tornar apenas aquilo que sempre foi: Fotografia.

Veja o video produzido pelo Canaltech.

Este post foi publicado em novembro 8, 2013 às 12:24 pm. Ele está arquivado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: