Cultura, Arte e Tecnologia

TEVE COPA: mObgraphia e Samsung lançam livro “Olhar de Torcedor” no Museu do Futebol

A Copa das Copas passou deixando doces e amargas lembranças. Todas as alegrias que hospedamos e vivemos reforçam a certeza de que somos uma nação que tem pelo futebol uma devoção quase religiosa. Esta certeza também se traduz na quantidade sem precedente de fotos geradas pelos milhões de torcedores e postadas nas redes sociais possibilitando uma visão absolutamente plural e democrática do evento.

Pensando nisso tudo os fotógrafos Cadu Lemos e Ricardo Rojas criaram, dentro do leque propiciado pelo Festival Samsung de mObgraphia, o Concurso Olhar de Torcedor – que aconteceu entre 12 de Junho e 13 de Julho de 2014, a precisa duração do campeonato mundial. Partindo do conceito de mObgraphia – registros fotográficos artísticos produzidos através de dispositivos móveis – o concurso reuniu quase duas mil imagens enviadas por 1678 fotógrafos (amadores ou não) de todo o Brasil. “A Samsung quis incentivar o torcedor a expressar o seu apoio ao time do coração por meio de imagens”, explica João Pedro Flecha de Lima, Head de Mobile da Samsung Brasil.

A comissão julgadora, composta por profissionais do segmento (Fernando Costa Netto, Juan Esteves, Fabs Grassi, Erico Hiller, Cadu Lemos, Cesar Ovalle, Monica Maia, Ricardo Rojas, Rodrigo Vieira e Paulo Manzano) selecionou os 30 melhores fotógrafos se valendo dos seguintes critérios de avaliação: criatividade, adequação ao tema, composição e técnica fotográfica.

Estas obras passam agora a compor o livro fotográfico “Olhar de Torcedor”, editado pela mObgraphia e Samsung, com lançamento marcado para o próximo dia 16 de setembro, no Museu do Futebol.
Os concorrentes tiraram fotos utilizando seus smartphones e então as publicaram no Instagram com a hashtag #torcedorsamsung. Para validar a participação, era também necessário realizar um cadastro no site http://www.samsung.com.br/samsungmobgraphia. Os vencedores foram premiados com um aparelho Galaxy K Zoom, além da impressão em alta qualidade gráfica e com superfície em metacrilato de sua imagem selecionada.

Em tempo: mObgraphia é um movimento que veio à tona para incentivar o desenvolvimento desse olhar rumo às fotografias produzidas por dispositivos móveis, que também é uma das infinitas vertentes da arte contemporânea. Uma vez que as câmeras fotográficas e os telefones celulares estão intrinsecamente ligados, e são quase que onipresentes nos bolsos da população, tirar fotos de momentos virou algo comum e, andando pelas ruas, podemos esbarrar com pessoas tirando “selfies”, retratando o trânsito ou outros fatos cotidianos típicos da cidade.
Atentos ao potencial infinito dessa revolução, os fotógrafos profissionais Cadu Lemos e Ricardo Rojas chegaram ao conceito mObgraphia, ideia cujo mote e objetivo é estabelecer-se como movimento artístico e abarcar toda a produção imagética feita através de dispositivos móveis.

Este festival é o primeiro do gênero da América Latina, e mais que tudo, estamos iniciando uma discussão sobre a fotografia feita a partir dos dispositivos móveis e propondo um guarda-chuva pra esta categoria chamada mObgraphia.

Veja abaixo algumas das imagens vencedoras:

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em agosto 7, 2014 às 9:14 pm e está arquivada sob Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: