Cultura, Arte e Tecnologia

Fotoclube Lumia na AACD

WP_20150630_14_56_22_Pro

Há algum tempo, temos acompanhado as ações de um time muito bacana de fotógrafos que participam da rede mObgraphia. Alguns inclusive, destacados no Festival deste ano como Duvier, Leonardo Eroico e Claudia Archela.

Ontem, uma parte deste grupo esteve na AACD com uma  ação importante e emocionante.

Veja a matéria do Jornal Nacional aqui:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/06/voluntarios-ensinam-pacientes-da-aacd-fotografar-com-celular.html

Veja como foi:

Nesta terça-feira, 30 de junho, fotógrafos profissionais e amadores, membros do Foto Clube Lumia se reuniram com um grupo de crianças de 09 a 15 anos, na sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo, para ensinar a elas técnicas de mobgrafia.

A ocasião representa para todos a descoberta de um novo olhar fotográfico e, para os jovens em tratamento, também a possibilidade de descobrir um novo hobby, uma futura profissão e até mesmo uma forma de utilizarem este recurso nas terapias em que os pacientes estão envolvidos.

A ideia deste encontro também é despertar em cada participante um novo olhar para a fotografia com smartphones. Um dos voluntários, Alex Duvier, diz que “é uma honra poder participar deste projeto. Estar ao lado de crianças tão especiais é um momento único para adquirir conhecimento; é um verdadeiro aprendizado, uma lição de vida”.

De acordo com os especialistas da Microsoft, o fato de não ter uma máquina fotográfica profissional em mãos no momento exato de uma oportunidade única de registro fotográfico não deve ser um limitador para ninguém, já que atualmente os smartphones com boa resolução de tela e qualidade de câmera nas mãos de um usuário inspirado e habilidoso cumprem muito bem este papel.

Segundo Renato Gaiofato, fotógrafo profissional há 25 anos, com materiais publicados em relevantes jornais e revistas do país e um dos primeiros membros da iniciativa pioneira Foto Clube Lumia, “as regras ajudam a entender a fotografia, mas a experimentação e a sensibilidade para captar um momento é que permitem alcançar um resultado inovador”.

A tecnologia tem sido importante aliado na reabilitação dos pacientes da AACD. Segundo a terapeuta ocupacional, Ana Carolina Rodrigues da Silva, esse contato com computadores, tablets e celulares auxilia na busca pela autonomia e independência em diversos aspectos, seja em casa ou na escola, no lazer ou na alfabetização.

“Se o paciente possui limitações físicas para lidar com tarefas do dia a dia, como escrever, por exemplo, o celular pode auxilia-lo, já que permite escrever de forma mais rápida”, exemplifica a terapeuta.

Nesta ação, estiveram presentes:

Renato Gaiofato,  Leonardo Eroico, Pedro Bilac, Alex Duvier, Claudia Archela , Marcelo Santanna (Magushi) e Guilherme Lima

Galeria

Esta entrada foi publicada em julho 1, 2015 às 9:59 am e está arquivada sob Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

2 opiniões sobre “Fotoclube Lumia na AACD

  1. Pingback: Membros do Foto Clube Lumia ensinam crianças da AACD a fotografar | Meu-Smartphone

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: