Cultura, Arte e Tecnologia

Ritos e Ruas de Glauco Tavares

A mObgraphia orgulhosamente apresenta mais uma exposição com seleção e curadoria do nosso time, mostrando um trabalho inédito do querido Glauco Tavares que comanda a Rua 33 Espaço de Fotografia. Veja o video e leia todos os detalhes no texto abaixo.

Exposição “Ritos e Ruas”, do street photographer Glauco Tavares, traz para o Shopping Ibirapuera retratos do cotidiano da mística Índia, captados pela lente de um celular

 Uma exibição inédita que une dois pontos: o tradicional x tecnologia. O resultado pode ser apreciado pelo público nas 40 imagens, com curadoria da mObgraphia Cultura Visual, que trazem todas as cores e a verdadeira essência de diferentes cidades da Índia, eternizadas pela lente de um celular e apenas ressaltadas com belos efeitos.

 

Ao longo de nove anos, nove viagens e muitas imagens que retratam um paîs colorido e cheio de mistérios, Glauco Tavares pela primeira vez, adota uma nova ferramenta no seu ofício, as lentes de um celular, com um aplicativo onde é possível que se escolha o tipo de efeito e resultado, antes de fotografar, o Hipstamatic.

O mundo da fotografia mobile (mobgrafia como se chama no Brasil), oferece uma enorme variedade de possibilidades e o fotógrafo usou de um rigor implacável na escolha das combinações do aplicativo nos premiando com um resultado quente, humano e, verdadeiro, nos permitindo passear pelas ruas de Delhi, Jaipur, Agra, Varanasi, Sarnath, Amritsar, Dharamsala e Rishikesh, como se lá estivéssemos.

A virtude de suas imagens, permite que ao caminhar pelas ruas, possamos também participar de maneira intensa dos rituais que acontecem a cada segundo.

Glauco comenta:

“As ruas funcionam como uma manifestação, a céu aberto, de sua fé e suas crenças, tanto pelo modo de se vestir, pelos adornos, pelos banhos no sagrado Rio Ganges, pelos rituais de cremação e pelas atitudes cotidianas em função de uma fé que está além deste plano”.

Como “street photographer” , Glauco Tavares fecha seu foco no dia-a-dia  das ruas, no personagem social despido de qualquer encenação. Como parte disso, o que o atrai muito em fotos cotidianas são os olhares, mas não os olhares posados e sim espontâneos, muitas vezes  dentro daquele milésimo de segundo que uma fotografia pode eternizar, entre uma pessoa olhar o fotógrafo, ou notar sua presença, mas não ter tempo de reagir, e fazer o clique. Pronto, ali está também um personagem social despido e de forma natural, já que o celular não assusta nem intimida, trazendo um recorte fiel daquele momento.”

A mostra foi organizada pela mObgraphia Cultura Visual, movimento pioneiro na fotografia mobile brasileira (ou mobgrafia como é chamada aqui no Brasil), que desde 2013 organiza festivais, prêmios, exposições e eventos que buscam ampliar e fortalecer o poder de contar histórias no momento em que acontecem.

“O celular é uma ferramenta fabulosa e Glauco Tavares nos mostra um resultado impecável da prática e adoção deste movimento democrático, inclusivo e poderoso”, observa Cadu Lemos, um dos organizadores e também curador da mostra inédita.

 

Serviço: Exposição Ritos e Ruas, de Glauco Tavares

Período: de 17 de março a 17 de abril.

Horário: das 10h às 22h.

Local: Piso Jurupis

Visitação Gratuita

Esta entrada foi publicada em março 13, 2016 às 11:28 am e está arquivada sob Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Uma opinião sobre “Ritos e Ruas de Glauco Tavares

  1. Pingback: mOb takeover

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: