Cultura, Arte e Tecnologia

Veja como foi

Terminou ontem, dia 10 de julho, a primeira edição do FLAMOB Talks. Segunda etapa do Festival e Prêmio Latino Americano de Mobgrafia que teve sua noite de abertura no dia 17 de junho.

 

IMG_20160617_195323622

As exposições do Festival, continuam no MIS até 24 de julho. Não deixe de visitar e conferir o que há de melhor sendo produzido hoje em mobgrafias no Brasil e no mundo.

 

O fim de semana foi inteiramente dedicado à atividades muito especiais voltadas ao desenvolvimento e disseminação da cultura visual produzida à partir de plataformas mobile, tendo na parte da manhã nos dois dias, workshops conduzidos pelo time mObgraphia para a #MOTO, nossa apoiadora oficial e que desde o início do projeto, abraçou a causa e o potencial da arte visual que mais cresce no mundo. A eles, representados por Marcela Lacerda e toda a sua equipe,  à Vitrio, agência parceira nos projetos da mObgraphia, nosso muito obrigado, em especial ao Lucio Novaes, diretor de planejamento e atendimento e Mayra Bortone, líder da conta #moto na Vitrio. Nada disso seria possível sem vocês.

Além disso, em paralelo aos workshops, aconteceram leituras de portfolio individuais realizadas por Marcelo Greco no sábado e Juan Esteves no domingo. Os dois mestres dedicaram seu tempo para orientar e direcionar trabalhos de fotógrafos que lá estiveram. Aos dois, nosso muito obrigado pela amizade e confiança!

Vamos então aos painéis.

Sábado, 9 de julho 

Painel de abertura do Flamob Talks, com a participação especial de Elie Gardner, que apresentou todo o projeto @everydaylatinamerica e que agora faz parte do @everydayeverywhere, todos com o ponto de partida centrado à partir da inspiração do projeto inicial, o @everydayafrica, onde tudo começou. Elie falou sobre como o projeto tem inspirado fotógrafos e não fotógrafos do mundo inteiro, dando como um belíssimo exemplo, a professora de uma escola de Chicago nos EUA, que usou o perfil para educar seus pequenos alunos para uma visão menos estereotipada da América Latina. Voltaremos ao assunto.

Na sequência, Iatâ Cannabrava comandou painel com os convidados Angelo Pastorello, Millard Schisler e Dimitri Lee que fizeram um contraponto interessante sobre a fotografia tradicional e a mobgrafia.

O ponto alto do Flamob Talks viria em seguida. Clicio Barroso, com sua verve, bom humor e muita, muita experiência no ramo (sim, Clicio é um dos pioneiros da mobgrafia brasileira, tendo sido um dos primeiros perfis indicados no Instagram pelo próprio Mark Krieger, co fundador da plataforma) e contou histórias deliciosas de como se ‘suicidou’ em seu perfil lá e depois voltou, mostrando no meio do caminho, com a rara qualidade de quem não leva tudo na vida como verdade absoluta, que há algo novo no ar e não é de hoje. Clicio provocou o melhor debate do dia, questionando se o nome mobgrafia era ou não algo adequado para definir o que fazemos e a resposta, você vê no video abaixo.

Fechando o dia, um painel dedicado ao mundo do fine art com mobgrafias, algo que já acontece desde 2009 com a primeira exposição de Lucas Lenci, totalmente produzida com smartphone e exibida na DGlaeria, mostrada por ele em video que gravou antes de viajar para a Europa. A íntegra do video será publicada em breve em nossos canais. Participaram também do painel, Rodrigo Vieira, editor da Shootermag no Brasil, revista pioneira no mundo e que hoje pratica a maior curadoria de mobgrafias em atividade, com editores em vários países. A NO MIrror, desenvolvida em Blumenau por Allyson Correia e José Luiz, o Neto, fotógrafos e designers, é o exemplo brasileiro mais forte de uma publicação dedicada à nossa arte. A conversa foi muito boa e o material apresentado é impressionante.

 

Domingo, 10 de julho

O domingo começou agitado com a presença da repórter Zelda Mello e a equipe de do Bom dia São Paulo, que vieram entender essa tal de mobgrafia durante nosso workshop #motofoto, aberto ao público. Papo ótimo, surpresas com a qualidade do trabalho e uma bela matéria hoje cedo. Obrigado turma!

Veja a matéria completa:

IMG_20160710_111121370

 

Os painéis da tarde foram sensacionais, com Renato Gaiofato mostrando seu trabalho com smartphones nos esportes de ação, com direito a dicas, truques, fluxo de trabalho, traquitanas para todo mundo ver e pegar, filmes, fotos e seus planos para o projeto Red Bull Photo, do qual foi vencedor em 2014 e segue produzindo material para o touro vermelho desde então.

Nosso momento ‘business’ aconteceu com a presença de Mozart Mesquita e Leo Saldanha da Editora Fhox, que trouxeram as novidades e tendências no mundo da fotografia, mobgrafia e os negócios online. O painel também contou com a participação de Giuliano Girondi, country manager da Gravity4 Brasil que dividiu sua larga experiência no mundo digital com a platéia.

0 (2)

Para encerrar o dia e o Flamob Talks, de maneira magistral e impactante, o grande curador, pensador e escritor Diógenes Moura, apresentou textos inéditos e imagens captadas em celular, num monólogo que manteve a sala em silêncio até mesmo depois de encerrado. Diógenes instigou uma reflexão que vai ainda reverberar muito tempo.

IMG_20160710_181532778_BURST001IMG_20160710_181955771

 

FLAMOB 2017

Ano novo, vida nova. A próxima edição do Festival e Prêmio Latino Americano de Mobgrafia vai sofrer profundas mudanças. Explicamos:

Como diz o nosso manifesto, escrito em 2013, nosso papel é ampliar e fortalecer o poder de contar histórias no momento em que acontecem,  criar condições para que as pessoas possam se reunir, debater, aprender e ensinar, irradiando mais e mais esse verdadeiro e fabuloso novo momento experimentado pelas artes da imagem.

Começamos essa história em 2013 e nos anos seguintes, nosso festival e prêmio abriram a porta para diversos talentosos fotógrafos (não necessariamente profissionais) para que eles pudessem mostrar seu trabalho, compartilhar conhecimento, aprender em nossos workshops, painéis, palestras e eventos.

A edição 2016 nos enche de orgulho pelo seu resultado final, reconhecimento do mercado, participação de ícones do mundo da imagem e pelas parcerias e amigos que acreditaram em nosso trabalho duro e contínuo. As mostras estão no ar até 24.7 e vale muito a pena conferir a realidade (não mais o potencial) da arte que mais cresce no mundo.

Dito isto, nossa responsabilidade e missão é fomentar e elevar cada vez mais o nível da produção imagética (foto, video e arte) nas plataformas mobile, através desta ferramenta poderosa, democrática e inclusiva de comunicação, criação e difusão que é o smartphone, que todos temos na mão.

2017 será o ano do storytelling visual. Contar histórias através de imagens e textos que tragam significado, relevância e emoção no que será exibido nas paredes da exposição dos vencedores e convidados.

Haverá uma convocatória com tema único, apenas para ensaios (os detalhes logo serão informados). Teremos categorias especiais ligadas a temas e parceiros apoiadores do Festival, através de hashtags, como foi este ano com #motofoto e #bravecto e convidados que escolheremos a dedo.

O desafio aumenta, o jogo muda.

Nossos agradecimentos especiais a todos que direta e indiretamente nos ajudaram a fazer deste evento, a referência na mobgrafia latino americana!

Moto – Marcela Lacerda e equipe

MSD Saúde Animal – Ahmed Addali e equipe

Vitrio – Enhanced results e todo o time

Everyday Latin America/ Elie Gardner, Oscar Durand, Federico Pardo, Danielle Villasana

Popckorn Foto Movil/ Buenos Aires Mobile Festival / Javier Siriani

EPSON – Luciara Souza

POWER TRAVEL – Raphael Sanches e equipe

GLOOPS – Gustavo Siemsen e equipe

SOM/SA – Ernesto Krausz, Zeca Almeida Prado, Alexandre Gutierrez e toda a equipe da trilha sonora das nossas imagens!

ARTPHOTO PRINTING – Rosana de Conti e equipe

ART FACTORY – Carlos |Labbate e equipe

Paulo Keller, Fernando Silva, Jay Viegas

RENAULT CARRO OFICIAL

MIS – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

JURI FLAMOB 2016

Adriana Zehbrauskas / Cássio Vasconcellos / Clicio Barroso / Daniel Berman / Érico Hiller / José Diniz / Manuela Matos Monteiro / Oscar Durand / Rodrigo Vieira

 

Até breve!

Equipe mObgraphia Cultura Visual

FLAMOB 2017

 

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em julho 11, 2016 às 4:27 pm e está arquivada sob Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.
%d blogueiros gostam disto: