Cultura, Arte e Tecnologia

Apresentando o Cidade Invertida!

Há algum tempo a gente tem conversado com o fotógrafo Ricardo Hantzschel sobre ações sociais inclusivas.

O Cidade Invertida, projeto fabuloso do Ricardo, atua há anos nessa área com muito sucesso e reconhecimento. A mObgraphia Cultura Visual tem muita honra em anunciar um trabalho conjunto durante o Projeto Valongo (Festival Internacional da Imagem, de Iatã Cannabrava e Estudio Madalena, em Santos de 12 a 16 de Outubro).

A primeira etapa acontecerá no próximo dia 24, sábado, no Morro de São Bento, próximo ao bairro Valongo em Santos, onde acontece um workshop de mobgrafia para os moradores da comunidade. A oficina vai acontecer no Centro Turístico Esportivo e Cultural da comunidade e o Ricardo e equipe vão acompanhar de perto nosso trabalho.

 

A segunda etapa acontecerá durante o Festival Valongo, onde os alunos da nossa oficina, terão oportunidade de participar com o Ricardo no Cidade Invertida, que faz parte da programação de Outubro.

Resultado de imagem para cidade invertida logo

Conheça o Cidade Invertida!

 

“Arte não é apenas básica, mas fundamental na educação de um país que se desenvolve. Arte não é enfeite. Arte é cognição, é profissão, é uma forma diferente da palavra para interpretar o mundo, a realidade, o imaginário, e é conteúdo. Como conteúdo, arte representa o melhor do trabalho do ser humano. Arte é qualidade e exercita nossa habilidade de julgar e formular significados que excedem nossa capacidade de dizer em palavras. E o limite da nossa consciência excede o limite das palavras.” *

*A Imagem no Ensino da Arte, Ana Mae Barbosa, pg 04

0

Cidade Invertida é um projeto que reúne fotógrafos, educadores e artistas para elaborar ações culturais relacionados à imagem a fim de torna-la uma ferramenta propulsora de cultura, conhecimento e cidadania. Seu símbolo de referência é um trailer, adapatado para operar como câmera obscura e laboratório fotográfico, que imprime ao projeto um caráter itinerante. Com cerca de 20.000 Km percorridos desde 2006, o Cidade Invertida expandiu sua área de atuação, vencendo prêmios e editais de incentivo municipais, estaduais e federais, que contribuiram no atendimento de centenas de pessoas de todas as idades e situação sócio-cultural, nas pesquisas conceituais e estéticas, e na capacitação de professores, dentro e fora do projeto.

imagem4

As imagens comunicam, emocionam, criam e/ou enfatizam crenças, necessidades, valores, formas de pensar. Segundo uma pesquisa na França, 82% da nossa aprendizagem informal se faz através da imagem e 55% desta aprendizagem é feita inconscientemente*. Alfabetizar visualmente a população é, portanto, uma questão de inclusão e cidadania, para que “se faça efetivo o direito de todos ao controle sobre o sistema de valores que fundamenta o governo sobre suas vidas.” **

Parece não haver ainda hoje no ensino fundamental, uma preocupação em preparar o indivíduo para ler imagens, ainda que, segundo Robert Saunders, “nos estejamos mudando de uma cultura verbalmente orientada para uma cultura visualmente orientada.”

objetivos

Descondicionar o olhar cotidiano através da observação e prática foto-gráficas, conscientizando os parti-cipantes da força da linguagem visual, estimulando uma análise mais crítica em relação aos ícones que nos cercam.

Estimular a produção e apreciação de imagens como instrumento de sensibilização estética e educação visual, tendo como contexto aspectos históricos e contemporâneos do universo das representações.

Desmistificar a formação da imagem óptica. Resgatar processos analógicos precursores e combina-los com as mais novas tecnologias, realizando um percurso por diferentes dispositivos e suportes.

 Orientar e incentivar os educadores na elaboração de ações didáticas relacionadas à fotografia, adaptando os conteúdos de acordo com as especificidades de seu ambiente sócio-econômico.

Esta entrada foi publicada em setembro 18, 2016 às 12:43 pm e está arquivada sob Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.
%d blogueiros gostam disto: