Cultura, Arte e Tecnologia

Estação mObgraphia e Projeto Valongo

Em 12 de Outubro de 2016, uma nova fase na cultura visual brasileira e mundial se inicia, com o inédito projeto de Iatã Cannabrava do Estúdio Madalena. Roteiristas de séries, cineastas, designers, videomakers, artistas visuais, curadores, comunidades, arquitetura, ocupação e fotografia claro, estão no contexto deste marco que promete muitas novidades.

A mObgraphia Cultura Visual estará lá com muitas atividades em um espaço dedicado, a Estação mObgraphia.

Você também pode fazer parte ativa disso tudo, veja o site do festival em:
www.valongo.com

PROGRAMAÇÃO

A mObgraphia chega ao Valongo com uma programação especialmente desenvolvida para os entusiastas, praticantes, admiradores e curiosos a respeito da fotografia feita com celular.

Lançamento Iniciativa mObgraphia e Projeção do filme “Charlote SP” de Frank Mora, o primeiro longa feito no Brasil com smartphone.
|projeção |
Museu Pelé
Domingo 16.10 –  10:00 – ordem de chegada
Resultado de imagem para charlote sp filme14388783_10211006343582825_1512074343_n

Histórias MOBgráficas
| workshop |
Um ensaio fotográfico é um conjunto de fotografias que contam uma história ou evocam uma série de emoções em que vê este conjunto. Ele permite contar mais do que é possível em apenas uma imagem. Ensaios variam de puramente fotográficos a fotografias com legendas, pequenos textos ou textos completos. Nesta oficina, vamos falar dos fundamentos do “storytelling visual” e como as imagens de foto e vídeo se transformaram na nossa nova linguagem.

Sábado 15.10 às 10:00 no Museu Pelé. Ordem de chegada.

AifonePIcs
por Lucas Lenci
| exposição |
Como parte da programação das atividades da Estação Mobgraphia, duas exposições estarão montadas no Museu Pelé, durante o Projeto Valongo. A primeira delas é um registro histórico da primeira exposição feita no Brasil apenas com mobgrafias em 2009, AifonePIcs de Lucas Lenci. O contraponto será feito com seu novo trabalho “As cores que chegam no branco”, produzido em 2016 que será apresentado pela primeira vez.

Museu Pelé à partir de 12 de outubro. 

Displaying idea_trilogia branca_50cm.jpeg

Life
por @everydaylatinamerica
| exposição|
Uma história de vida em imagens, contada pelo coletivo de fotojornalistas @everydaylatinamerica, comandado por Elie Gardner e Oscar Durand. A característica principal do grupo é se dedicar ao registro do cotidiano da região em aparelhos de celular, que ganharam nos útlimos tempos, qualidade e agilidade necessárias para o fotojornalismo e a fotografia documental.

Museu Pelé à partir de 12 de outubro

 

Pelo bairro Valongo
por tumobgrafia
|exposição|

Barbearia Santista, Valongo à partir de  12 de Outubro. Abertura 15:00

#pelobairrovalongo é a primeira exposição do coletivo TUmobgrafia e reúne fotografias produzidas exclusivamente por dispositivos móveis. A mostra está incluída na programação da Estação mObgraphia, dentro do Valongo Festival Internacional da Imagem. 

A série exibe as aventuras dos artistas pelas ruas, apresentando elementos da história e da tradição caiçara, como fachadas arquitetônicas intocadas ao longo dos anos e personagens marcantes. Participam da mostra os fotógrafos Carlos Cesar Cunha, Fabiano Ignácio, Fernanda Arcoverde, Ilza Joaquim, Márcia Mendes, Paulo Nakai, Regina Vasquez e Samir Salomão.

O lugar escolhido por André Saleeby, Tom Leal, Luiz Fernando Menezes e Mauricio Businari é a Barbearia Santista, localizada no número 29 da Rua São Bento, o imóvel onde os empresários Anderson Silva e André Garrido montaram a barbearia completa 100 anos e passa por um processo de restauro. O casarão tombado pelo patrimônio histórico, que abrigou no passado a família de um imponente barão do café, agora irá sediar a primeira exposição do Litoral Paulista dedicada exclusivamente à mobgrafia.

Sobre o Tumobgrafia:

O TUmobgrafia (TUmob) é um movimento nascido em Santos, com a finalidade de promover a fotografia produzida em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e estimular a criatividade e novos olhares sobre fatos, cenas e objetos do cotidiano. O grupo, criado no Facebook em julho deste ano, já conta com aproximadamente 4 mil membros ativos, comprovando sua disseminação e importância como ferramenta de democratização da fotografia profissional e amadora.

A mObgraphia Cultura Visual tem uma grande alegria de ser parceira em ações conjuntas que nascem à partir desta primeira exposição na programação da Estação mObgraphia.

 

Esta entrada foi publicada em outubro 1, 2016 às 11:55 am e está arquivada sob Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.
%d blogueiros gostam disto: