Cultura, Arte e Tecnologia

Shortlist e vencedores Desafio #motofoto #cenaurbana

motovalongo

Foram milhares de imagens postadas por  fotógrafos de todo o Brasil, mostrando um engajamento e um nível de qualidade sem precedentes em concursos deste tipo.

O processo seletivo conduzido pelo time de fotógrafos Alexandre Wittboldt, Ana Paula Borges, Erico Hiller, Nara Kassinoff, Rodrigo Vieira, convidados especiais, além de Cadu Lemos e Ricardo Rojas, da mObgraphia Cultura Visual, curadora do processo, foi desafiador, longo e permeado por muita emoção e defesas apaixonadas das seleções de cada membro deste time.

O processo se encerrou hoje, 21.10, na parte da manhã, na sede da Vitrio, agência responsável pela coordenação desta ação inédita no país, conduzida pela Moto, marca global que, cada vez mais, apresenta recursos voltados ao mundo das imagens mobile.

A seleção aconteceu em 3 etapas.

A primeira, logo que a ação se encerrou em 15.10, consistia na primeira triagem das imagens submetidas, conferindo se estavam alinhadas com o tema, se havia qualidade técnica e criativa e as tags colocadas de forma correta. Esta primeira etapa, gerou aproximadamente 140 imagens selecionadas por cada um dos fotógrafos do time #motofoto #mobgraphia.

A segunda e terceira etapas foram presenciais, com o time reunido, definindo a shortlist de 12 imagens e as 3 imagens vencedoras.

Este foi o momento crucial do processo, onde os fotógrafos defendiam suas escolhas pessoais, apontando os porquês de cada uma, o que gerou um debate riquíssimo, recheado de aprendizados, técnica e até filosofia da imagem. Foi muito especial notar como a diversidade de pontos de vista e compreensão do mundo são reais e fazem toda a diferença na percepção da visão do outro.

14741709_10211352643760113_302014135_n

Finalmente, chega a hora da escolha das vencedoras, o que tomou um longo tempo de reflexão de cada um, conduzindo a uma discussão que envolveu a todos, mostrando as razões de suas escolhas.

Depoimentos dos fotógrafos do time #motofoto #mobgraphia

“O Brasil é um país cada vez mais urbano e fica claro o quanto a arquitetura e a fluidez do cotidiano, dentro dos meios de transporte e nas calçadas, encanta a todos nós. Quando estamos atentos com o smartphone na mão, isso fica ainda mais evidente.  Na nossa difícil escolha das vencedoras, procuramos valorizar luz, enquadramento e, claro, o nível de envolvimento e maturidade do fotógrafo para que conseguisse captar aquela imagem.” Érico Hiller

“O desafio Cena Urbana foi muito gratificante, as fotos na tag surpreenderam na qualidade e contexto. O resultado final do desafio foi acima do esperado, todavia, faz-se necessário escolher. Com isso, o que pesou na minha seleção foram composição, qualidade da imagem e especialmente a criatividade. A espera, o enquadramento e a busca pelo ideal podem e devem sim ser utilizados na mobgrafia. As fotos vencedoras externam exatamente isso, composição, espera e perfeição.” Ana Paula Borges

“Surpreendente ver como o tema ‘Cena Urbana’ pode ser tão rico em interpretações. Isso significa trabalho duro para os jurados e também um cenário cada vez mais sofisticado para a mobgrafia no Brasil.” Rodrigo Vieira

“As três fotos finalistas sintetizam claramente o volume imenso e diverso de cenas urbanas que tivemos o grande prazer de apreciar, uma a uma, durante os dias da seleção. A qualidade das imagens participantes foi surpreendente, foi difícil chegar às três vencedoras: um preto e branco majestoso que privilegia o humano, a cor vibrante no inusitado do momento e o movimento difuso e etéreo da cidade.” Nara Kassinoff

“Escolher é um sufoco! Principalmente quando temos tantas imagens que foram feitas com carinho e contam tantas histórias. Procurei, no meio de tantas imagens, aquelas que eu adoraria ter feito.” Alexandre Wittboldt

Sobre as vencedoras:

3.a colocada: Nelson Teixeira Junior

3-vnellson_29-2

Uma mobgrafia que segue a linha do tema com impacto visual forte, movimento e fluidez, explorando o potencial dos aplicativos disponíveis para smartphones (conversão para preto e branco, grafismo de movimento entre outros). A imagem tem um enquadramento equilibrado e transmite a sensação do dia a dia de uma metrópole.

2a. colocada:  Ovidio Ferreira

2-ovidio001

O fotógrafo explorou com maestria as cores presentes na cena, típica de rua, teve a tranquilidade de esperar o momento exato do clique e foi arrojado na composição, onde a figura humana não é o principal destaque e sim mais um elemento forte entre os outros destacados nessa bela mobgrafia.

1a.colocada: André Feltes

1-afeltes

Uma foto extremamente difícil de ser captada onde há o registro de pessoas em três diferentes planos na mesma cena, em movimentos distintos com contraste equilibrado e enquadramento perfeito que conduz o olhar de quem a vê num caminho de entendimento de todo o conjunto.

Agora, esperamos vocês no Desafio #motofoto #relatosnoturnos que já está no ar!

O time continua firme com Alexandre Wittboldt, Ana Paula Borges, Érico Hiller, Nara Kassinoff e Rodrigo Vieira. Bons cliques!!

14800704_10211352639440005_416690044_n

Na foto da esquerda para a direita, Érico Hiller, Nara Kassinoff, Ricardo Rojas, Cadu Lemos, Ana Paula Borges e Rodrigo Vieira. O Alexandre Wittboldt participou remotamente, já que está mobgrafando em New York…

Veja tudo em www.motofoto.com.br

 

 

Esta entrada foi publicada em outubro 21, 2016 às 7:48 pm e está arquivada sob Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.
%d blogueiros gostam disto: