Cultura, Arte e Tecnologia

Vencedores #minimalismoemfoco Desafio #motofoto #mobgraphia

Minimalismo em Foco

Nesta terceira onda, novo time mObgraphia  para olhar um tema que está em todos os lugares, mas só os olhares mais sensíveis captam a beleza da simplicidade.

Shortlist:

 

Minimalismo é algo que sempre se praticou nas belas artes e com a chegada do Instagram e dos smartphones, produz  diáriamente milhares de imagens com assuntos diversos mas sempre com estética equilibrada.

Nossa aposta no tema foi bem sucedida. Foram mais de 7.000 imagens do Brasil inteiro.

O processo de julgamento pela primeira vez aconteceu via skype, visto que nosso time estava Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, mas como sempre, cada curador mandou seu shortlist e indicando suas favoritas.

Houve um consenso sobre as vencedoras que refletem,  de maneira indiscutível, o espírito do tema.

Vencedoras:

@heyfeelix

heyfeelix

@gutonunes

gutonunes

 

@tomlealfoto

tomlealfoto2

Comentários:

1. Uma fotografia incrível. Me fez lembrar da clássica fotografia “Atrás da Estação Saint Lazare” de Cartier Bresson e o conceito “Instante decisivo”. Esta foto não seria a mesma um milésimo de segundo antes ou depois do clique.

2. Esta fotografia é um exemplo de minimalismo que dá muito certo. A pouca informação passou a informação certeira e cria a oportunidade de várias interpretações a quem vê. Ele usou e ousou a estética minimalista com simplicidade, usando um grande fundo branco para destacar o que realmente quer na foto. Uma belíssima fotografia.

3. Esta fotografia usou o “corte” a seu favor. Usou de linhas, simetria, texturas, luz e sombras em algo simples. Nesta foto podemos ver que elementos simples criam ótimas fotografias minimalistas.

@marcellohenrique

1. Esta foto demonstra toda a sutileza e simplicidade de uma foto minimalista. Também notamos o fato de que o menino fotografado está com os pés fora do chão enquanto corre. Outro fato avaliado foi a perspectiva adicionada na imagem ao ser inclinada de cabeça pra baixo, tornando a composição ainda mais criativa. Simplesmente um belo registro que mereceu o destaque na primeira colocação.

2. A foto do Guto apresenta uma característica que eu chamo de “minimalismo puro”. Não existe uma perspectiva forçada, mas exigiu de bastante criatividade da parte do fotógrafo. É difícil encontrar algo inovador num espaço tão simples como este.

3. O terceiro lugar vai para uma foto que nos chamou atenção pelas formas e linhas que levam nosso olhar até o objeto principal da imagem, que é o rapaz que atravessa a rua. Outra característica que encontramos na foto foi a composição montada pelo fotógrafo.

@alcimarverissimo

1° – Eu adorei essa fotografia, o detalhe da sombra que impacta e excluí todo o restante, dando um destaque especial ao movimento descontraído da criança e capta muito bem o tema sugerido pelo desafio.


2° – A segunda colocada é exatamente o que chamamos de minimalismo. Nenhuma informação a não ser o que o fotógrafo realmente quer destacar, e dessa forma deixando as interpretações abertas a quem a vê.

3° Essa fotografia é incrível, de forma monocromática percebemos as linhas e formas que nos leva ao personagem central. Minimalismo é isso.
___________________________________________________________________

Foi maravilhoso ver a interação dos participantes desse desafio, um tema tão bonito e rico. Difícil mesmo foi escolher entre mais de 7 mil fotos publicadas, eu realmente queria que pudéssemos colocar no mínimo 50 fotografias em primeiro lugar, mas escolhemos bem, essas 3 conseguem representar de forma nítida o que queríamos dentro desse desafio minimalista. Parabéns a todos.

@_carollisboa

O desafio final de 2016 está no ar!

#repenseofuturo

Participe com a gente e faça parte da nossa rede #motofoto #mobgraphia!

Veja tudo em www.motofoto.com.br

o-aprendiz-e-as-feiticeiras-moto

 

 

Esta entrada foi publicada em dezembro 21, 2016 às 3:30 pm e está arquivada sob Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.
%d blogueiros gostam disto: