Cultura, Arte e Tecnologia

Release mObgraphia

logo pdf

mObgraphia_release. 2015

A FOTOGRAFIA MÓVEL – MOBGRAFIA – SE COLOCA COMO UMA DAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DA ERA DIGITAL E LANÇA MILHARES DE NOVOS OLHARES SOBRE O MUNDO A CADA MINUTO

O Brasil de hoje possui mais aparelhos celulares do que habitantes, ou seja, estes dispositivos móveis se tornaram a maior febre mundial desde a invenção da internet. O mercado brasileiro possui atualmente 59 milhões de dispositivos ativos com 3G e essa incorporação da internet pelos celulares provocou o aumento da procura por smartphones. Dentre a infinidade de funções que são proporcionadas pelos aparelhos inteligentes, a função mais básica que é a de fazer chamadas ficou ofuscada – sendo apenas a quinta colocada em uso nas funções do aparelho.

“Os celulares inteligentes se transformaram no visor da nossa vida digital. A evolução do uso dos telefones inteligentes tem implicações incríveis para o futuro”, disse Shawn DuBravac, economista chefe da Associação de Eletrônica de Consumo dos EUA. A mais exaltada e, talvez a mais explorada, é a câmera fotográfica.

Sua definição e ferramentas transformaram-se em sinônimo de telefone celular. Assim como o fenômeno da web possibilita que cada usuário seja um disseminador particular de informações, o que as configura como meios de comunicação de massa individuais, a fotografia digital se tornou uma das mais poderosas ferramentas nesse novo contexto. São aproximadamente 10 milhões de usuários brasileiros no aplicativo de fotografias Instagram sendo que São Paulo e Rio de Janeiro são, respectivamente, as 5ª e 7ªs cidades mais postadas na rede social, deixando as americanas Las Vegas e São Francisco abaixo no ranking mundial.

Atentos ao potencial infinito dessa revolução, os fotógrafos Cadu Lemos e Ricardo Rojas chegaram ao conceito mObgraphia, ideia cujo mote e objetivo é estabelecer-se como movimento artístico e abarcar toda a produção imagética feita através de dispositivos móveis. Além de exaltar e incentivar a criatividade dos usuários de redes sociais, o movimento também tem um caráter comunicacional funcionando como elo entre estes milhões de “novos fotógrafos” por meio de workshops promovidos pelo projeto.

A mObgraphia surge com a intenção de desenvolver esse olhar rumo à arte da fotografia nas imagens produzidas e trabalhadas nestes aparelhos, onde adquirem poder inédito de compartilhamento e difusão, além das possibilidades engajadoras e impactantes que passam a assumir. Smartphones são práticos e fáceis de transportar, assim, são um estímulo à criatividade visual a toda hora e a qualquer momento. Os aplicativos disponíveis nas lojas virtuais são combustíveis adicionais que permitem que a criatividade sobre a imagem role solta. Por meio do uso de filtros, recortes e montagens, democráticas e de uso bastante amigável, é possível recriar fotografias e até mesmo dar a elas conotações distintas da original.

Do mesmo modo há uma alteração no próprio comportamento das pessoas na sociedade atual, onde a publicação de imagens que atestam uma experiência passa a ter mais importância do que a vivência da experiência em si. Antigamente se buscava ostentar produtos, hoje se ostentam experiências.

Depois de uma bem-sucedida exposição unindo 12 fotógrafos, já expoentes na mObgraphia, que aconteceu no MIS entre os dias, 13 e 18 de  maio, Cadu Lemos e Ricardo Rojas se associaram a SAMSUMG para um concurso anual,  cujo objetivo é mapear e destacar outros tantos artistas,  dando visibilidade e divulgação à sua produção.

*O concurso deste ano aconteceu de  22 a 01 de junho, onde 21 imagens foram eleitas como as melhores de acordo com as sete categorias propostas pelos organizadores: #momentosamsung, #retrato, #cidade, #pretoebranco, #paisagem, #artes visuais e #ensaios

As  fotos selecionadas foram expostas de 9 a 15 de junho no MIS (Museu da Imagem e do Som), durante o Festival Samsung mObgraphia, promovendo alguns dias de fama de um digno fotógrafo “profissa”aos amadores.

O Festival teve como agenda uma série de eventos, onde a fotografia celular foi  debatida e compartilhada através de depoimentos, workshops e painéis, além de uma mostra paralela com oito fotógrafos profissionais convidados.

O Festival e Prêmio Nacional mObgraphia foi o primeiro evento dessa natureza a ser realizado na América Latina.

Em 2015, a segunda edição, aconteceu durante o Maio Fotografia, evento já tradicional no calendário da fotografia brasileira e que contempla exposições dedicadas ao tema no Museu da Imagem e do Som com a seguinte programação:

Exposições:

Vencedores do Segundo Prêmio Nacional de Mobgrafias

Esquinas – Trabalho do consagrado fotógrafo José Diniz, realizado com celulares em 2009, um pioneiro na arte.

Emoção das Ruas – Mostra coletiva com 12 fotógrafas e suas mobgrafias e olhares do cotidiano urbano

Ainda em 2015

EyeEm – Exposição Internacional itinerante (já passou por Berlin, Paris, Tokio, Nova York, São Francisco e Miami em 2014/15

Workshops temáticos de mobgrafia básica e avançada (captação e edição)

Painéis de debates e Palestras com especialistas e convidados brasileiros e estrangeiros.

Histórico mObgraphia

2013

Lançamento do site

5 workshops em SP e 1 em Brasília

2014

3 Workshops (1 DOC Galeria + 2 Museu da Imagem e do Som)

5ª.Mostra SP de Fotografia

Rally Fotográfico Nokia Lumia em parceria com a DOC Galeria

Janeiro e Fevereiro

Coletiva Nacional mObgraphia

10 a 18 de maio

Prêmio Nacional Samsung mObgraphia

22 a 31 de maio

Festival Nacional Samsung mObgraphia no MIS

9 a 15 de junho

Prêmio “Olhar de Torcedor” Samsung mObgraphia

13 de junho a 13 de julho de 14

Lançamento livro “Olhar de Torcedor”

16 de Setembro

2015

Participação com o espaço mObgraphia no Festival de Fotografia de Tiradentes

Foto em Pauta

Março

Segundo Festival e Prêmio mObgraphia no MIS (Maio Fotografia)

Maio

Lançamento do mObgraphia Film Festival que ocorrerá em outubro/novembro 2015

Maio/Junho

Campanhas de Ativação de marca e relacionamento corporativo para:

Avon

Itaú

Triumph Motorcycles

Lexus Automóveis

 

 

Cadu Lemos : 11 98605. 8650

cadulemos@gmail.com

mobgraphia@gmail.com

www.mobgraphia.com

www.facebook.com/mobgraphia

@mobgraphia (Instagram, EyeEm, Tumblr e Flickr).

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: