Cultura, Arte e Tecnologia

Sobre o #superação 2016 projeto documental inédito

O projeto #superação2016, inédito, um registro documental de um ano com atletas e fotógrafos para contar histórias sobre os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Durante este período, foram captadas quase 10 mil imagens, tendo sido publicadas aproximadamente 300 mobgrafias, gerando uma média de 300 mil visualizações na página da mObgraphia no Facebook.

O impacto foi muito superior às expectativas iniciais, mostrando resultados que deixarão residual perene. Isto se deu também por conta da questão ‘inclusão’ ser adotada de forma prática através de nossos fotógrafos.

time-mobgraphia-cultura-visual

O propósito era de mostrar o que são as modalidades paralimpicas e seus atletas através de imagens captadas e editadas em plataformas móveis.

Um material vivo, rico e de acesso imediato, gerado antes e  durante a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

O projeto visava aproximar e expandir o público dos eventos paralímpicos para uma audiência ainda maior gerando conhecimento e engajamento nas redes sociais:

#superação2016 #mobgraphia

http://www.mobgraphia.com  –  facebook.com/mobgraphia  –  @mobgraphia

capa-mob-supera2-1

 

Inclusão na prática

Escolhemos a mobgrafia (fotografia e video mobile) como linguagem a ser trabalhada neste inédito projeto.

As vantagens são inúmeras e vão desde a portabilidade, agilidade e conectividade (conteúdo em tempo real) ,  até a facilidade de se movimentar dentro das arenas e locais das modalidades, sem causar incômodos a atletas e outros profissionais envolvidos.

O formato possibilitou a inclusão real, fora das quadras e atrás das lentes, com a participação de dois fotógrafos deficientes na equipe.

1-isrrpmhqe97ztr6iheodyq

O projeto foi mencionado e mostrado em mais de 30 países e 4.o00 veículos, onde o principal foco de interesse foi João Maia, fotógrafo do time @mobgraphia, único fotógrafo deficiente visual a cobrir os jogos e um evento desta magnitude no mundo.

 

 

Próximos passos:

Exposição das mobgrafias com experiências inclusivas (audio descrição, braile e som das arenas captado com equipamento especial). Projeção da série de mini documentários para web (videos captados em smartphone).

Livro com registros e depoimentos

Elaboração de cronograma de trabalho para acompanhamento das atividades e competições preparatórias para Tokio 2020, mantendo a intenção inclusiva, ampliando o time de fotógrafos.

Este projeto precisa do seu apoio!

Veja todas as imagens publicadas até agora em nossa página do Facebook, aqui.

%d blogueiros gostam disto: